“Fala Galera,

Me chamo Thadeu, tenho 34 anos, sou do RJ pai de um molecão de quase 11 anos já! Descobri o programa meio sem querer vasculhando a iTunes quando ela abriu sua versão brasileira.

Tenho aproveitado pra ouvir os programas passados no caminho de casa pro trabalho e me divirto demais com as opiniões, com a forma que o programa é feito e com a nostalgia de ser um gamer desde que ganhei meu Phantom System (um clone do NES) lá no distante ano de 1989 (eu acho).

Gostei bastante do que ouvi nesse programa [#17 sobre Pirataria] em especial e queria deixar meu depoimento, mesmo que ninguém leia =) Sobre a pirataria, concordo que é algo cultural – Ah! não estamos fazendo mal a ninguém. Me lembro de quando tive meu Phantom System (tive só 5 jogos comprados) e de quanto tempo passava na locadora esperando a fita que eu queria chegar pra alugar, além dos fins de semana que alugava pra zerar o jogo. O mesmo eu fiz com SNES e Mega drive, naquela época eu só podia ter um de cada vez, então vendia um e comprava outro, além de criar com os amigos da minha rua um clube de troca de fitas, nossa locadora interna, assim combinávamos qual jogo cada um compraria para podermos ter todos os hits do momento.

Com o advento do Play 1 veio, como vocês disseram, a enxurrada de jogos a 10 reais e eu não tive nenhum game original em PS1. A situação começou a mudar um pouco no PS2, embora eu só tenha tido 1 jogo original (o do karaokê, Singstar).

Logo depois me desfiz do PS2 e comprei um XBOX360, mas aqui no Rio de Janeiro existe um outro fator que incide sobre a pirataria, os jogos vendidos nos camelôs e feiras similares à dos pássaros (aqui tem várias) ajudavam a sustentar milicianos e traficantes com lavagem de dinheiro, então parei de comprar e comecei a baixar. Novamente, como o Bruno  falou, eu tenho 80 jogos de XBOX e só zerei 2, jogo na verdade uns 5 se muito.

Certa vez fui a uma locadora perto de casa pra alugar um filme e acabei descobrindo que eles vendiam séries em DVD, estava com meu filho que, no auge de seus 8 anos, me perguntou – Pra que comprar se você pode alugar e copiar? – Isso em voz alta dentro da loja e todos ficaram me olhando. Não consegui argumentos pra explicar o porque de as vezes comprar e as vezes copiar e isso foi mudando minha cabeça.

Comprei um XBOX pra ele (por circunstâncias da vida moramos em casas separadas), pois queria que ele também tivesse um bom videogame, e aproveitei pra comprar o aparelho “travado”, assim encontrei uma maneira de ensinar a escolher, ter mais responsabilidade e valorizar o que temos, pois era fácil demais comprar jogo a 10 reais se algum estragasse. Dei como presente de aniversário e falei que outro jogo só seria comprado no dia das crianças e outro no natal, pra que ele escolhesse bem, fizesse uma lista de 3 e eu compraria o que eu pudesse (geralmente compro o número 1 da lista dele). O mesmo exemplo foi seguido pela minha Tia que fez a mesma coisa com meu afilhado que chegou a quebrar 2 PS2 em menos de 3 meses e há mais de 1 ano tem um 360 sem sequer ter arranhado seus jogos originais.

Hoje eu tenho 1 Wii e 1 PS3 bloqueados e tenho uns 4, 5 jogos de cada, escolhidos a dedo pra curtir e jogar com toda atenção que os jogos merecem. Meu xbox continua destravado, joguei na LIVE mas fui banido e hoje em dia penso em vendê-lo e comprar outro pra poder aproveitar também a LIVE jogando com meu filho e afilhado juntos.

Tenho também um iPhone que fiz o jailbreak, mas reverti, por achar que vale muito mais a pena comprar 3 jogos ou aplicativos de 99 centavos por mês do que usar destravado e perder o acesso aos bons serviços prestados pela Apple, a mesma situação eu adoto pro iPad que também possuo, se consolidando como meus video-games portáteis.

Foi o programa que mais gostei e mais me identifiquei!!

  Muito obrigado pelo espaço e pelas boas lembranças e porque não, obrigado pelo bom papo que tem alegrado meu
dia!

Forte abraço!”

Thadeu Fayad, 34
Rio de Janeiro/RJ

===
===

O Vida Gamer é o seu espaço, amigo Gamer, para compartilhar as suas experiências conosco. Toda semana selecionamos uma história nova, enviada por você, e publicamos aqui no site. Participe você também do 99vidas. Envie a sua história gamer para 99vidascast@gmail.com

 

Tags: , ,