99Vidas 678 – CGIs, Aberturas e Cutscenes que explodiram as nossas cabeças nos games!

Podcast: Download (Duração: 2:05:55 — 116.21 MB)
Jurandir Filho, Felipe Mesquita, João Pimenta, Evandro de Freitas e Bruno Carvalho batem um papo sobre CGIs, aberturas e cutscenes que impactaram muito quando apareceram nos jogos de videogame. Durante a era dos 32 bits, especialmente na segunda metade dos anos 1990, uma verdadeira febre tomou conta do mundo dos videogames: as apresentações em CGI (imagens geradas por computador). Eram cenas cinematográficas, renderizadas previamente, que impressionavam pelo visual realista (para a época) e davam aos jogos uma cara de “filme interativo”. Na transição dos gráficos pixelados do 2D para um 3D ainda em construção, essas animações foram um diferencial poderoso para atrair jogadores e transmitir emoção, drama e escala épica.
Para quem cresceu jogando em consoles 8 e 16 bits, ver personagens realistas se movendo com fluidez, com iluminação, câmera dinâmica e efeitos especiais era quase mágico. Era como ver o futuro acontecer diante dos olhos. As CGIs permitiam contar histórias com mais impacto. Em vez de apenas texto ou sprites limitados, você via a expressão dos personagens, os movimentos dramáticos e a ambientação completa — tudo com uma trilha sonora orquestrada ou dramática ao fundo. Muitos trailers de jogos da época usavam exclusivamente as CGIs para promover os títulos, e funcionava: dava a impressão de que o jogo era um épico cinematográfico, mesmo que o gameplay fosse bem mais simples. Com o PlayStation e o Sega Saturn usando CDs, os desenvolvedores tinham mais espaço para incluir vídeos de alta qualidade. Isso fazia os jogos parecerem mais “premium” em comparação aos cartuchos da geração anterior.
As inesquecíveis apresentações de “Final Fantasy VII”, “Final Fantasy VIII”, “Resident Evil”, a franquia “Tekken”, “Chrono Cross”, “Parasite Eve”, “Soul Edge”, “Legacy of Kain” e muito outros.
Links comentados
- Prato básico de uma self-service liberado
- [COMPRE AGORA] Bonequinha que limpa microondas
- Você conhece a Cream Cracker?
- Distração, o concorrente do Passatempo!
- Negresco, Escureto e Negrito
- Abertura de Tekken 1 (PSX)
- Abertura de Winning Eleven (PSX)
- Abertura de Parasite Eve (PSX)
- Abertura de Final Fantasy VII (PSX)
- Abertura de Metal Gear Solid (PSX)
- Abertura de Medal of Honor 1 (PSX)
- Abertura de Gran Turismo 1 (PSX)
- Record TV confunde videogame com teste para motorista de Donald Trump
- Abertura de Chrono Trigger (PSX)
- Abertura de Wild Arms (PSX)
- Abertura de Valkyrie Profile (PSX)
- Abertura de Rockman X3 (PSX)
- Abertura de Rockman 8 (PSX)
- Abertura de Super Street Fighter II (SNES)
- Abertura de Soul Edge (PSX)
- Abertura de Silent Hill 1 (PSX)
- Abertura de Silent Hill 2 (PS2)
- Abertura de Oddworld: Abe's Oddysee (PSX)
- Abertura de MediEvil (PSX)
- Abertura de Final Fantasy VIII (PSX)
- Abertura de Akuji the Heartless (PSX)
- Abertura de Resident Evil 1 (PSX)
- Abertura de Klonoa Door to Phantomile (PSX)
- Abertura de Digimon World (PSX)
- Abertura de Resident Evil 2 (PSX)
- Classic Cinematic AI Trailer - Resident Evil 3
- Live Action Trailer - Resident Evil 2
- Abertura de Chrono Cross (PSX)
- Gameplay de Blood Will Tell (Dororo)
- Abertura de Dead or Alive 2 (Dreamcast)
- Abertura de God of War 1 (PS2)
- Abertura de Shenmue (Dreamcast)
- Cinematic de Overwatch
- Abertura de Warcraft III
- Cinematic de World of Warcraft
- Abertura de SSX 3 (PS2)
- Abertura de Onimusha 3- Demon Siege
- Abertura de Blood Omen: Legacy of Kain (PSX)
- Abertura de Killzone
- Abertura de Castlevania: Symphony of the Night (PSX)
- Abertura de inFamous
- Abertura de Tony Hawk's Pro Skater (PSX)
- Abertura de Tomb Raider (PSX)
- Abertura de Final Fantasy X (PS2)
- Abertura de Final Fantasy XII (PS2)
- Abertura de Mirror's Edge
- Abertura de Final Fantasy VI (SNES)
Qual a música do final?
Créditos
Edição/Trilha: Edu Aurrai